01/02/2017

À ESPERA de UM MILAGRE (1999) - Frank Darabont / Crítica


Data:

10 de março de 2000 
(3h 09min)

Direção: 
Frank Darabont

Elenco: 
Tom Hanks
Michael Clarke Duncan
David Morse
Sam Rockwell
James Cromwell
Gary Sinise
Michael Jeter
Graham Greene


Gênero: Drama

Nacionalidade Estados Unidos


À ESPERA DE UM MILAGRE conta a história de John Coffey, que é um homem negro gigante que assusta pela aparência grotesca, mas que no fundo é ingênuo e gentil com as pessoas. Ele tem o poder sobrenatural de curar qualquer tipo de enfermidade. Acusado injustamente de ter matado 2 crianças, ele é preso e condenado a morte. Mas na mediada que o tempo vai passando, o guarda da penitenciaria Paul Edgecomb vai percebendo a bondade no homenzarrão que o deixa em dúvida sobre sua condenação.


Um dos grandes segredos do sucesso desse filme está no seu desenvolvimento de personagens, conduzido com cuidado e sem nenhuma pressa. Mesmo que torne o filme mais extenso do que deveria. O roteiro nos coloca do outro lado do corredor da morte, nos fazendo sentir o peso das horas findas que se aproximam cada vez mais daquelas pessoas do fim. Ao longo da narrativa, nos tornamos tão próximos daquelas pessoas que praticamente somos confidentes de seus pensamentos angustiados mesmo dentro de um ambiente tão fúnebre.

É um filme impactante que sabe mostrar o nível da bondade no ser humano, usando o lado mal para enfatizar isso. Os quatro guardas do corredor da morte são pessoas extremamente boas, mas sempre tem um que gosta de ser o vilão, e esse consegue despertar uma indignação forte no espectador. Afinal de contas, estamos falando sobre uma pessoa que pratica o bem, policiais do bem e um policial que decide ser carrasco.

Preparem-se para um bombardeio de emoções, quase todas provocadas pela simplicidade e pela infantilidade de Coffey, brilhantemente interpretado por Michael Clarke Duncan. Devo destacar também a importância do apoio de Tom Hanks, uma vez que ele era o líder natural.

A dobradinha feita pelo escritor Stephen King e o diretor Frank Darabont já feita em outra obra que é UM SONHO de LIBERDADE mostra as qualidades já ressaltadas quando o filme concorreu a quatro Oscars: Melhor Ator Coadjuvante, Michael Clark Duncan, Melhor Som, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor filme. 


À ESPERA DE UM MILAGRE é muito mais do que um filme sobre prisão, é um filme emocionante que consegue nos trazer reflexões do que é ser ético ou conivente com determinadas decisões na vida. De extrema simplicidade na sua história de mocinhos e vilões, tudo desde o início parece ser extremamente definido. Um dos poucos filmes que me levou ás lágrimas em seu desfecho. Uma adaptação do livro de Stephen King que foi muito bem executada no cinema.

NOTA: 09

PONTO POSITIVO: Desenvolvimento de personagens 


PONTO NEGATIVO: Final longo demais

Cicero Durães
20/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário